domingo, 21 de março de 2010

NÓS SOMOS CAPAZES

15º ENCONTRO DE CONVÍVIO – “ALDEIA DE SANTO ANTÃO – BATALHA”
Recebi do nosso camarada Jorge Picado uma referência sobre o nosso último convívio.

15.º CONVÍVIO DO BATALHÃO DE CAÇADORES 2885
Realizou-se no passado sábado, 06MAR10, no Restaurante “Aldeia de St.º Antão”, sito em Santo Antão – Batalha, o almoço convívio, como foi anunciado na Tabanca Grande, do pessoal ainda vivo e “resistente” do BCaç 2885 que, “passou férias à custa do estado em que nos encontrávamos”, em MANSOA e arredores, bonitas estâncias balneares da Guiné, de 13MAI69 a 25FEV71.
Este foi o 15.º Convívio e além de muitos familiares que acompanharam os seus Heróis, esteve presente um membro da Liga dos Combatentes, creio que Oficial do Exército na reforma e da Delegação de Leiria, convidado pelos organizadores da efeméride, alguns deles também pertencendo à Liga.
O representante da Liga veio juntamente com o ex-Cap Inf Campos Sarmento, actualmente na reforma não sei com que patente, que foi Cmdt da CCaç 2588 e de que tenho muitas dúvidas se ainda o cheguei a conhecer na Guiné. É que, além dessa CCaç estar sedeada em Jugudul, cerca de meia dúzia de km a Sul de Mansoa, ele também “voou” para Bissau, só não sabendo se o fez antes de eu chegar a Mansoa em 24FEV70.
Foram mais umas horas para matar saudades de tempos passados, reencontrar camaradas com quem tínhamos estado no encontro do ano passado, mas voltar a ver ao fim de 39 anos outros que só agora pessoalmente voltei a encontrar, como foi o caso do Luís Nabais, Tertuliano mas que não aparece nos almoços anuais da Tabanca Grande, ex-Alf Mil SAM da CCS, do ex-Alf Mil Mec, igualmente da CCS, Jorge Moisir Pires e também o ex-Alf Mil OE da CCaç 2588, de quem tinha uma vaga ideia, Adelino Fernandes Prata.
Relativamente à CCaç 2589 respondemos à chamada 35 elementos (33 em 2009) dos quais, pelo menos 7, não tinham comparecido no ano anterior. Sem qualquer menosprezo pelos restantes, já que não consigo identificá-los pelo nome, refiro o ex-Alf Mil OE José Martinez que substituiu o 1.º Cmdt até me ir “pescar” a Bissau e, que tinha encontrado esporadicamente nos finais da década 70 (?), mas sem praticamente falarmos, o ex-Fur Mil F. Dias Serralha com quem tinha estado no encontro de 2005 no Restaurante (do Simões de Mansoa) na Mealhada, o ex-Sold de Trms A. Mendes Pisco que foi um dos sobreviventes da Emboscada do Infandre e o ex-Sold cornetim ou clarim (já nem sei como era chamado) de que não identifico o nome. De notar que o ex-Fur Mil Cabrita, tal como no ano passado, trouxe novamente o “Bombardeiro”, Quessama Mante, que era um dos muitos miúdos que conviviam no Destacamento do Infandre.
Abraços
Jorge Picado

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma resposta ao Picado!
Deixei de ser da Tabanca há algum tempo, daí o nunca ter ido (nem penso ir) a nenhum encontro.
Contar.te hei um dia,mas não quero nada com uma "coisa desvirtuada e politicamente correcta".
Poderás "falar na net" se o entenderes, pessoalmente.
Abraço
Gostei de te ver no almoço.
Nabais