quinta-feira, 2 de julho de 2009

NOTÍCIAS


Presidenciais antecipadasGuiné-Bissau: Malam Bacai Sanhá e Kumba Yala disputam segunda volta
As eleições presidenciais antecipadas de domingo ditaram uma segunda volta entre Malam Bacai Sanhá, candidato do PAIGC, partido no Governo, e Kumba Yala, do PRS, líder da oposição.
Este é o segundo confronto directo numa segunda volta entre Sanhá e Kumba Yala. A primeira teve lugar em 1999, logo após o fim do conflito político-militar de 7 de Junho, que afastou pela primeira vez «Nino» Vieira do poder, tendo Kumba Yala «esmagado» Malam Bacai Sanhá, com uma vitória de 72 por cento dos votos, com o apoio de todas as formações políticas, excepto do PAIGC. Desta vez o contexto é outro. Vai ser uma disputa política num ambiente em que o eleitorado quer pôr fim à violência e apelar à paz.
Num acto inédito, a directoria da campanha do candidato Henrique Rosa reconheceu rapidamente que não vai à segunda volta e felicita, por isso, os dois candidatos mais votados, Malam Bacai Sanha e Kumba Yala.
Segundo a directoria da campanha de Henrique Rosa, pelos dados apurados, confirma-se que este não atingiu plenamente o seu objectivo eleitoral, que seria passar à segunda volta. Depois da publicação, esta quinta-feira, dos resultados das eleições, os responsáveis da campanha de Henrique Rosa, disseram que irão apresentar mais logo o balanço geral da sua campanha e apelaram a Malam Sanhá e Kumba Yala para que façam prevalecer o espírito de paz, elevação, civismo e respeito durante a próxima campanha eleitoral.
Esta é a primeira vez que um candidato, da dimensão de Henrique Rosa, assume uma posição de reconhecimento de derrota, antes da proclamação dos resultados por parte da Comissão Nacional de eleições (CNE).

1 comentário:

Anónimo disse...

Repetindo-me, já que o outro comentário não "entrou"!
Desligo-me desde já do blog!
De BCAÇ2885, não tem nada...
Propaganda à Guiné, fica para quem gosta!
Eu não.
Abraço
Luis Nabais