segunda-feira, 2 de março de 2009

HISTÓRIA DO BATALHÃO

ACTIVIDADE NO C.T.I.G.

Fascículo 1 - Período de 13MAI69 a 31AGO69


A - SITUAÇÃO GERAL


1. Terreno


a. Generalidades

A área total do Sector é de aproximadamente 1150 Km², e é definida por uma linha poligonal fechada que, de tão irregular, não admite comparação com qualquer figura geométrica conhecida.

O seu maior comprimento mede cerca de 30 Km e coincide sensivelmente com a direcção Leste - Oeste. A sua maior largura é de cerca de 33 Km e pode medir-se na Norte - Sul.

b. Limites

Os seus limites coincidem, de certo modo, com os limites administrativos do Concelho de MANSOA (Postos Administrativos de MANSOA E PORTO GOLE), à excepção da área limitada pelos Rios OLOM e MANSOA, e são definidos por:

MANSOA 6 C6 49 - Lim Adm MANSOA 9 E4 65 - TALICÓ (incl.) Lim Adm - R. CUNTO - R. OLOM - MANSOA 7 F6 70 - MAMBOCÓ 1 H2 98 - Lim Adm MAMBACÓ 8 G2 45 - Lim Adm - SÃO BELCHIOR (incl.) - R. GEBA - TITE 6 C4 63 - Lim Adm - R. MANSOA - RUENQUEM - ASSELA (incl.) - Lim Adm.

c. Hidrografia

- Rio GEBA: Limite Sul do Sector, importante curso de água, sofrendo a influência das marés; com uma largura de cerca de 450 metros na região de ENXALÉ, torna-se repentinamente mais largo a partir da Foz do Rio CORUBAL, atingindo cerca de 9 Km de largo, transformando-se num obstáculo importante; sendo navegável, é uma importante via de comunicação, através da qual é possível, relativamente fácil e seguro o reabastecimento das Forças estacionadas em PORTO GOLE e ENXALÉ e na época seca o de BISSÁ.


- Rio MANSOA: com uma orientação inicial NE/SW, inflecte para W a partir de CHANGALANA. Divide o Sector em duas partes sensivelmente iguais. Na maré-cheia é navegável, por LDM, desde a Foz até MANSOA. Para montante de MANSOA é vadeável, na época seca, nas "cambanças" (vaus) de CUSSANJA e de MANTÊM; mais para Nascente, parece ser vadeável em qualquer época.


- Rio OLOM: nasce fora do Sector: o seu leito é sensivelmente paralelo ao do urso superior de MANSOA, onde vai desaguar cerca de 2 Km a Leste da Vila de MANSOA. É vadeável, na época seca, nas "cambanças" de CUSSANÁ, QUENTICÓ, OLMO, QUENHEQUENHETO e MANDINGARÁ.

- Rio BRAIA. É limite do Sector no sue curso superior; a partir de GRÃ-FARÃ corre paralelamente ao Rio OLMO até desaguar no Rio MANSOA, cerca de 2 Km a W da Vila de MANSOA. Os vaus de FALAN permitem a sua travessia durante a época seca.


- Rio UENQUEM - afluente do Rio MANSOA, tem uma orientação geral N-S e define parte do limite W do Sector.

- Rios BARÁ, BELUNJA, BARADOULO e MALAFO: são afluentes do Rio GEBA, com orientação geral N-S.

- Existem várias outras linhas de água, de menos importância, marginadas por bolanhas de maior ou menor extensão, cuja transposição se torna difícil, mormente na época das chuvas, em que se encontram alagadas.

d. Relevo

- Não tem significado. Dado que a altitude máxima é a cota 48, no limite NW do Sector.

e. Vegetação


- Dificulta imenso a transitabilidade, embora não apresente características de intransponibilidade.


- As regiões confinantes com as margens do Rio MANSOA, para Leste de CHANGALANA, e as matas a N do Sector são aquelas em que a floresta seca e aberta se torna mais densa.


- Capim nos limites, em especial na margem do Rio GEBA e seus afluentes e no curso médio dos Rios MANSOA e OLOM.


- Áreas bastante extensas de cultura de arroz e mancarra nas regiões das tabancas antigas e dos novos aldeamentos, em especial ao longo do Rio GEBA e dos cursos médios dos Rios MANSOA, BRAIA e UENQUEM.


- áreas de palmeiras, em especial nas regiões de CUTIA e no limite N do Sector.


- área de savana, a Leste de SARÀ.


- Mangal nas margens do Rio GEBA.


f. Comunicações rodoviárias


(1) Estradas principais


- BISSAU - MANSOA - MANSAMÁ


- MANSOA - NAMEDÃO (limite do Sector) - BISSORÃ


- MANSOA - JUGUDUL - PORTO GOLE - ENXALÉ


- MANSOA - JUGUDUL - BINDORO


(2) Estradas Secundárias


- ROSSUM - ENCHUGAL


- MANSOA - CUSSANÁ - CUSSANJA entroncando na estrada JUGUDUL - PORTO GOLE

- CULICUNDA - CHUBI entroncando, perto de PORTO GOLO, na estrada JUGUDUL - PORTO GOLE

- BISSÁ - ENTRONCAMENTO com a estrada JUGUDUL - PORTO GOLE

- ENXALÉ - BISSILÃO

- ENXALÉ - PORTO DE ENXALÉ


(3) Características

A estrada BISSAU - MANSOA - MANSABÁ é totalmente asfaltada e as suas pontes e pontões têm carácter definitivo.


As restantes estradas são de terra batida, mas as pontes e pontões têm também carácter definitivo.


As estradas principais, de terra batida, dão passagem a viaturas, embora a sua traficabilidade seja afectada durante a época.




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