Sábado, 21 de Março de 2009
GUINÉ-BISSAU País africano aprovou acordo Cooperação militar acertada com o Brasil
Nelson Jobim, ministro da Defesa brasileiro, reiterou ontem que o Brasil confia na Guiné-Bissau e no funcionamento das suas instituições.
“OBrasil tem absoluta confiança na Guiné-Bissau, acreditamos que todas as dificuldades que agora se passam serão ultrapassadas dentro da normalidade e que com isso o país possa iniciar um processo de desenvolvimento e terá sempre a colaboração do Brasil", afirmou o ministro brasileiro.
Segundo ministro da Defesa brasileiro, a visita a Bissau tem "um significado muito importante" porque o parlamento guineense aprovou, na quinta-feira, o acordo de cooperação militar com o Brasil.
"Já temos o elemento jurídico para começarmos uma colaboração", afirmou, sublinhando que vai discutir os primeiros passos com o ministro da Defesa guineense, Artur Silva.
"Uma coisa que queremos deixar muito claro é o seguinte: As coisas têm de começar. Nós não vamos discutir dificuldades, vamos discutir o início do processo", salientou Nelson Jobim.
Segundo o ministro brasileiro, as dificuldades serão depois enfrentadas à medida que forem ocorrendo.
Nelson Jobim destacou ainda que o Brasil "não veio à Guiné-Bissau dizer o que a Guiné-Bissau deve fazer, mas para colaborar naquilo que o governo democrático optar".
O ministro da Defesa brasileiro chegou ontem a Bissau para estreitar a cooperação militar entre os dois países no final de um périplo por São Tomé e Príncipe, África do Sul e Moçambique.
O Brasil coopera actualmente na Guiné-Bissau em alguns projectos pontuais na área da Defesa, nomeadamente na reforma dos tribunais militares.
O ano passado, as autoridades brasileiras doaram três mil uniformes e camuflados às forças armadas guineenses.
Sem comentários:
Enviar um comentário