segunda-feira, 20 de abril de 2009



Crianças chegam hoje a Portugal

Meninas são operadas

Duas meninas guineenses, de sete e 12 anos, com graves problemas cardíacos, vão ser avaliadas e alvo de intervenções cirúrgicas no Hospital de S. João (HSJ), no Porto, que lhes poderão dar uma nova vida. As crianças estavam internadas há já algum tempo em "estado grave", mas na Guiné-Bissau não há meios de diagnóstico nem cirúrgicos que permitissem fazer intervenções cárdio-toracicas.
Segundo apurou o CM, o grupo que estava previsto chegar a Portugal era composto por quatro meninas, mas duas acabaram por sucumbir à doença. As menores, provenientes de famílias de parcos recursos, chegam hoje a Lisboa e seguem para a Invicta, acompanhadas pelo médico guineense Augusto Tibonga.
Esta acção só foi possível pela junção de esforços da TAP, Clube de Rotários do Porto e o Consulado da Guiné-Bissau no Porto. "Estamos preparados para as receber e depois de nos inteirarmos dos relatórios médicos vamos fazer uma avaliação através do serviço de Cardiologia da Pediatra, para encontrar uma solução", disse o director do serviço de Pediatria do HSJ, Almeida Santos.

Sem comentários: