segunda-feira, 20 de abril de 2009

NOTÍCIAS



Hospital e escola

Concerto de solidariedade em Fátima vai angariar fundos para a Guiné-Bissau

Os escuteiros de Caxarias promovem hoje um concerto em Fátima, como nomes como Luís Represas ou Rão Kyao, cujas receitas revertem a favor de um hospital e uma escola/orfanato na Guiné-Bissau
A iniciativa insere-se no projecto de solidariedade e voluntariado “Sentir Guiné-Bissau”, país onde 14 elementos do grupo de escuteiros vão estar em Setembro.
O espectáculo realiza-se no Centro Pastoral Paulo VI, a partir das 21:30, com actuações de Luís Represas, João Gil, Rão Kyao, Pedro Vaz e a banda Humus.
Os 14 escuteiros vão estar na Guiné-Bissau de 06 a 19 de Setembro para trabalhar nas duas instituições que vão beneficiar da ajuda: o hospital de Cumura e a escola/orfanato de Canhungo.
O responsável pelo projecto, Gonçalo Marques, explicou à Lusa que a ideia surgiu do “desejo” das pessoas que vão integrar a comitiva em ter uma experiência de voluntariado.
“Muitas pessoas não se aventuram e não se disponibilizam. Aqui, primeiro, as pessoas mostraram vontade de fazer voluntariado e, depois, escolhemos a missão”, afirmou Gonçalo Marques.
O responsável adiantou que os escuteiros foram à descoberta do local onde podiam realizar um trabalho de voluntariado e de solidariedade.
“O contacto que tínhamos era de uma pessoa da nossa terra, o frei José Henriques, que está há muitos anos naquele país e trabalha na escola-orfanato”, referiu.
O projecto recaiu ainda no hospital, “porque está também relacionado com a missão franciscana”, esclareceu Gonçalo Marques.
Embora reconhecendo que esta é uma “missão de curta duração”, o escuteiro sublinhou o facto de constituir um “grande desafio” para os participantes.
No sítio da Internet www.sentirguinebissau.net, onde as pessoas podem saber como apoiar esta causa, a organização explica que o orfanato, com cerca de 300 crianças, a 75 quilómetros da capital, Bissau, funciona como escola, jardim de infância e centro nutricional, sendo mantido há 40 anos por uma missão franciscana.
Mais próximo de Bissau é o hospital que inicialmente se destinava ao tratamento da lepra.
“No entanto, com o surgimento de muitos casos de doentes com HIV/SIDA, paludismo, tuberculose, cólera e malária, este hospital viu-se na obrigação de adquirir novas valências para tratar estes doentes”, refere o projecto dos escuteiros de Caxarias, freguesia do concelho de Ourém.
Esta unidade de saúde tem actualmente outros serviços, como cirurgia e maternidade, atendendo cerca de 240 pessoas diariamente.
Gonçalo Marques informou que o projecto contempla também o envio de medicamentos, e material escolar e informático.
“Nós não levaremos dinheiro para a Guiné-Bissau, portanto todos os donativos serão transformados em bens”, explicou.
O projecto “Sentir Guiné-Bissau” recebeu já 4.000 euros, um apoio atribuído pelo Corpo Nacional de Escutas através do Fundo Francisco Sousa Dias.
Após o concerto de hoje à noite, os escuteiros vão realizar outras campanhas que estão em preparação com a mesma finalidade, a angariação de fundos.

Sem comentários: