quarta-feira, 29 de abril de 2009

NOTÍCIAS



INAUGURAÇÃO DO BLOCO OPERATÓRIO DO HOSPITAL DE MANSOA

Guiné Bissau, 23 de Abril de 2009. O Ministro da Saúde, Dr. Camilo Simões Pereira, juntamente com o Embaixador de Cuba, Pedro Doña Santana; Embaixador de Portugal António Freire; os Encarregados de Negócios da Embaixada da França e de Espanha; Representante Residente em Bissau do Fundo da População das Nações Unidas (UNFPA) Guy de Araújo; Representante do Governador da Região de Oio e outros convidados, inauguraram o bloco operatório no Hospital da cidade de Mansoa
Esta inauguração foi possível graças à cooperação multilateral entre várias instituições como o UNFPA, o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e a Cooperação Cubana, cujos especialistas em cirurgia e ginecologia começarão a fazer operações e a ensinar no espaço de alguns meses, a um grupo seleccionado de médicos nacionais.
Esse centro de Saúde conta com dois médicos nacionais e três cubanos, ainda com uma faculdade de medicina assessorada por Cuba com 13 alunos já no quarto ano.
O Ministro de Saúde agradeceu em nome do Primeiro-ministro e do Ministério da Saúde a solidariedade e a ajuda da Comunidade Internacional e solicitou a continuação deste tipo de cooperação multilateral apoiando o sector da saúde que tanto necessita.
Para além do Ministro, outros oradores, entre eles o Embaixador Português e o Representante da UNFPA, ressaltaram como muito positiva a presença de colaboração cubana em todo o território da Guiné-Bissau e consideraram muito valiosa a possibilidade de realizar acções conjuntas como esta, em que a Comunidade Internacional se una num projecto que servirá para impulsionar mais rapidamente a colaboração em benefício do povo guineense.
O representante dos residentes em Mansoa elogiou este gesto do governo e da Comunidade Internacional como beneficio para a Região de Oio e o Sector de Mansoa em particular, tendo solicitado a ampliação desta colaboração.
O corte da fita, a entrega de uma ambulância para além de outro veículo para o hospital e um lote de materiais cirúrgicos enceraram as actividades.
Órgãos de Comunicação nacionais e estrangeiros estiveram presentes dando uma ampla cobertura no país e em Portugal.



Sem comentários: